2017 | Pistas – mostra de abertura de processos – Luciana Eloy

2017 | Pistas – mostra de abertura de processos – Luciana Eloy

Exposição coletiva – Pistas

Espaço Nexus – São Paulo/SP

A mostra Pistas reúne no Espaço Nexus diferentes momentos dos percursos de criação dos artistas que integram a Ponte Cultura. Tudo se liga a partir dos cadernos de artista nos mais diferentes meios e formatos, além de outros objetos que aqui se mostram como índices e rastros dos gestos construtores que permeiam essas elaborações poéticas em processo.

Os trabalhos aqui apresentados refletem um pouco do olhar de cada artista para o mundo e como eles percorreram diferentes caminhos manifestando seus modos de proceder na criação. É possível perceber como esses caminhos vêm se constituindo no sentido de conectar ideias, registrar pensamentos, percorrer trajetos, coletar materiais. Ações que se movem no sentindo de evidenciar marcas das experiências vividas que pouco a pouco se transformam em algo singular.

Misturada a essas manifestações podemos encontrar recortes de tempos e espaços, linhas que desenham cartografias de afetos, vínculos com a natureza, com o cotidiano, com a terra e o corpo. Aspectos que de alguma forma são fios que tecem as poéticas desses artistas que aqui apontam pistas do que pode vir a ser um trabalho futuro, uma nova organização de realidade.

Evidenciar essas pistas de processos numa mostra conjuga um momento importante para a Ponte Cultura que desde março de 2016 vêm trabalhando com a ideia de novas travessias. Entendendo travessia como um caminho que se atravessa juntos, entre fronteiras territoriais e afetivas, buscando sempre estimular práticas em um circuito de artistas de diferentes culturas e olhares.

Nesse sentido, a Ponte Cultura opera na via da aproximação das diferenças, fazendo borrar as fronteiras entre nacionalidades, modos do pensar e do fazer artístico, possibilitando que essas experiências encontrem o publico e assim possam provocar novas percepções e novos olhares sobre o mundo.

                                                                                                                           Luciana Eloy

Leave a Reply